27 de janeiro de 2009

queimaram a carta de atenas.


O governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, quer construir um muro para tentar impedir a expansão da favela Dona Marta, zona sul. A barreira, denominada “ ecobarreira ” terá três metros de altura e tensiona proteger a floresta do avanço das favelas. Ao mesmo tempo, o governador enfatizou que "a prioridade [deste muro] é enfrentar o tráfico de drogas e as milícias, impondo limites ao crescimento desordenado".
Afinal de contas, qual é o real objetivo do governo?
Será que eles acham que é possível conter o crescimento do poder das facções criminosas de traficantes que constantemente se enfrentam apenas com um MURO?
Um muro de três metros de altura conseguirá frear problemas sociais e políticos?
Será que o governo não enxerga que, ao propor tal barreira, apenas atesta a sua incapacidade de controlar a expansão urbana?
Que ele só irá realçar as barreiras sociais que já transformaram aquela região em um grande gueto de excluídos e marginalizados?
A verdade é que estamos prestes a presenciar mais uma situação de apartheid social, provocado pela incompetência dos governos em geral, de gerenciar os problemas sociais, econômicos e culturais .. algo que estamos cansados de ouvir falar.

2 comentários:

Anônimo disse...

O nosso (des)Governo segue como sempre foi, incompetente e factóide. Mas sendo no Rio de Janeiro isso já era de se esperar. Essa tem sido a política por lá a muitos e incontáveis anos e nesse ano ainda não havia sido levantado nenhum "fato novo".

Pedro Henrique França disse...

Olha, como um paulistano que ama o Rio de Janeiro só tenho a lamentar. Eu não consigo entender que política é essa de conter o tráfico. Disse-me Rodrigo Pimentel, do Bope (aquele que inspirou o Capitão Nascimento), que a única forma de deter essa violência é dar cultura a essas comunidades. Dar acesso à praia, ao lazer. Logo ele, que tem conhecimento de causa e intimidade profunda com o tema. Não é com Exército que vamos mudar este cenário. Isso já foi comprovado. Mas e quem disse que o governo se interessa em frear o tráfico?